março 30, 2012

DIÁRIO DE BORDO

IMPRESSÕES DE UM PALESTRANTE
2012

01, 02 e 03 de Fevereiro
SANTANA DE CATAGUASES – MINAS GERAIS
Secretaria de Educação

Curso de Capacitação
Tema: Transformando Aulas em Momentos Inesquecíveis
Público: Professores DA Rede Municipal de Ensino

Como sempre digo em minhas palestras e cursos, ao me apresentar, desde pequeno gostei de construções e urbanismo. Sou uma pessoa urbana, adoro a vida na cidade, toda esta convulsão, este ir e vir de pessoas que não para nunca, o mundo acontecendo por trás de cada congestionamento, as luzes da noite, o burburinho dos bares e restaurantes, enfim sou apaixonado pelos centros urbanos. Me recordo de, quando ainda criança, construía casinhas com palitos de picolé...
O lindo jardim de entrada do Hotel Cataguases
Sagão do Hotel com móveis de Tenreiro e quadro modernista

Outra vista do Saguão do hotel.
Grandes paredes de vidro e móveis de Tenreiro.

A linda piscina em curva do hotel.

Jardim do Hotel com escultura de Jan Zach.

Painel Modernista da Igreja Matriz.
Desta forma, fiquei absolutamente encantado quando cheguei a Cataguases, para ministrar um curso de capacitação para o professores da Rede Municipal de Ensino, na cidade vizinha de Santana (como é carinhosamente tratada pelos moradores de lá) e me hospedei no Hotel Cataguases, uma belíssima construção modernista, que ainda mantém o encanto dos móveis, das esculturas e dos jardins originais. Ao passear pela cidade, me deparei com várias residências, prédios, praças e a igreja matriz. Lógico que comecei a tirar algumas fotografias de tudo, pois simplesmente adoro a complexidade destas obras disfarçada nas simplicidades das linhas retas e no rigor econômico dos conceitos modernistas. Enquanto enquadrava uma foto, um senhor me interrompeu e me esclareceu porque ali, naquela cidade meio que perdida no interior de Minas Gerais, estava encontrando um acervo tão rico e bem conservado deste período histórico da arquitetura brasileira. Um acervo tão importante que já foi tombado pelo acervo histórico, um museu a céu aberto! 


O Colégio e a Casa de Saúde, concebidos por Niemeyer, a Igreja Matriz, projetada por Edgar Guimarães do Valle em 1943, jardins de Burle Marx enriquecidos por esculturas Jan Zach, painéis de Paulo Wernëck e murais de Portinari. Isto tudo sem falar nos móveis maravilhosos de Joaquim Tenreiro. Tudo lá! Ao vivo e a cores.
Fui até Santana de Cataguases para ministrar um curso aos Professores da Rede Municipal, mas quem teve um curso intensivo foi eu - Arquitetura Modernista! Enquanto admirava, fiquei pensando em como nós, brasileiros, realmente não valorizamos a riqueza que temos. Quem sabe, se esta cidade estivesse nos Estados Unidos, como estaria sendo tratada, valorizada e divulgada.




 
Se quiser saber mais sobre a arquitetura modernista de Cataguases, acesse este site que tem um mapeamento muito bacana de todas as construções importantes da cidade:

Escola Municipal de Santana de Cataguases.

Equipe de Professores da Rede Municipal.

Uma equipe de professores calorosos e comprometidos.
E... uniformizados! Fantástico!
Meu curso em Santana foi ótimo. Uma Escola muito organizada onde todos os funcionários andam uniformizados, inclusive os professores, e um Secretário de Educação extremamente comprometido, de tirar o chapéu! Um exemplo de Ensino Público que deveria ser divulgado para todo o Brasil! Uma cidade pequena com um grupo de pessoas muito calorosas e amigas.

E Cataguases onde me hospedei, que é de tirar o fôlego!

Nenhum comentário:

Postar um comentário