março 22, 2012

Diário de Bordo

Impressões de um Palestrante
2012

31 de Janeiro
ARARUAMA – RIO DE JANEIRO
CEM – Centro Educacional Margarida
Palestra de Abertura do Ano
Tema: Talentos Pessoais – Emoção na sala de Aula
Público: Professores do Ed. Infantil e Fundamental
O início do ano é sempre um período disputado. Tempo de abrir as portas das escolas com as baterias recarregadas, grupo de funcionários motivados para um bom ano. Desta forma minha vida se transforma em um ritual de chegadas e partidas diário. Acabei de chegar do Mato Grosso, dei um pouco de carinho aos meus cachorrinhos, refiz a mala e parti em direção à Araruama, no Estado do Rio.

Meu coração aperta quando penso nos meus cães que ficam em casa... são dois dachshund, que de acordo com a Wikipédia, é uma raça caçadora de toca, de olfato bastante apurado, que lhe permite seguir pistas facilmente, o que o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas. Dizem ainda que a personalidade, enquanto cão de caça, é dita valente e destemida; já como cão de companhia, é conhecido por sua esperteza, inteligência e energia para brincadeiras. 


Antônio Cícero


Celso Afonso













Eu bem sei quanto isto é verdade, basta aparecer um lagarto ou pior ainda um gambá no quintal! Aí sim, a guerra está declarada! Quando estou em casa trabalhando, eles são meus fiéis escudeiros, onde estou lá estão eles a me protegerem e aproveitarem a minha companhia e eu a deles. Mas quando viajo, aí eles se revoltam! Ficam só esperando o jornaleiro jogar o jornal. Silenciosamente levam o pacote para a porta da frente e transformam aquelas informações em um milhão de pedacinhos... O engraçado é que isto acontece só quando viajo!
Onde estou, lá estão eles comigo.

Adoro “Antônio Cícero” e “Celso Afonso” (são seus nomes) e fico indignado quando vejo situações de mal trato ou pior, famílias que simplesmente abandonam seus cães por estarem com leishmaniose. Já estão com 12 anos, mas como dizem que a expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, superior a doze anos, ainda terei o privilégio da companhia deles por algum tempo mais.

Então tive que me despedir dos dois e ir para a praia! Que delícia! Praia, sol, água de coco... bom, prá dizer a verdade, da cidade só conheci a rodoviária, o hotel e a escola. Viagem tipo bate-e-volta! Cheguei dia 30 à noite e voltei dia 31de tarde! 

Todas as escolas Cada trabalho é uma experiência única e distinta. Por mais que já tenha repetido uma palestra várias vezes, nunca ela é igual. Tem sempre alguma particularidade do local ou das pessoas que geram mudanças inconscientes no nosso comportamento, no texto ou até mesmo na forma de se expressar. O Colégio CEM e sua diretora, Cláudia Chagas me impactaram pelo profissionalismo e dedicação. Uma escola bonita, muito bem conservada e que me passou uma ótima impressão.


Foi gratificante fazer este trabalho com a equipe de professores desta escola. Espero que tenha deixado alguns professores refletindo sobre seus talentos pessoais. Plantado minhas sementes!
O que vi de Araruama...

Nenhum comentário:

Postar um comentário