março 30, 2012

DIÁRIO DE BORDO

IMPRESSÕES DE UM PALESTRANTE
2012

01, 02 e 03 de Fevereiro
SANTANA DE CATAGUASES – MINAS GERAIS
Secretaria de Educação

Curso de Capacitação
Tema: Transformando Aulas em Momentos Inesquecíveis
Público: Professores DA Rede Municipal de Ensino

Como sempre digo em minhas palestras e cursos, ao me apresentar, desde pequeno gostei de construções e urbanismo. Sou uma pessoa urbana, adoro a vida na cidade, toda esta convulsão, este ir e vir de pessoas que não para nunca, o mundo acontecendo por trás de cada congestionamento, as luzes da noite, o burburinho dos bares e restaurantes, enfim sou apaixonado pelos centros urbanos. Me recordo de, quando ainda criança, construía casinhas com palitos de picolé...
O lindo jardim de entrada do Hotel Cataguases
Sagão do Hotel com móveis de Tenreiro e quadro modernista

Outra vista do Saguão do hotel.
Grandes paredes de vidro e móveis de Tenreiro.

A linda piscina em curva do hotel.

Jardim do Hotel com escultura de Jan Zach.

Painel Modernista da Igreja Matriz.
Desta forma, fiquei absolutamente encantado quando cheguei a Cataguases, para ministrar um curso de capacitação para o professores da Rede Municipal de Ensino, na cidade vizinha de Santana (como é carinhosamente tratada pelos moradores de lá) e me hospedei no Hotel Cataguases, uma belíssima construção modernista, que ainda mantém o encanto dos móveis, das esculturas e dos jardins originais. Ao passear pela cidade, me deparei com várias residências, prédios, praças e a igreja matriz. Lógico que comecei a tirar algumas fotografias de tudo, pois simplesmente adoro a complexidade destas obras disfarçada nas simplicidades das linhas retas e no rigor econômico dos conceitos modernistas. Enquanto enquadrava uma foto, um senhor me interrompeu e me esclareceu porque ali, naquela cidade meio que perdida no interior de Minas Gerais, estava encontrando um acervo tão rico e bem conservado deste período histórico da arquitetura brasileira. Um acervo tão importante que já foi tombado pelo acervo histórico, um museu a céu aberto! 


O Colégio e a Casa de Saúde, concebidos por Niemeyer, a Igreja Matriz, projetada por Edgar Guimarães do Valle em 1943, jardins de Burle Marx enriquecidos por esculturas Jan Zach, painéis de Paulo Wernëck e murais de Portinari. Isto tudo sem falar nos móveis maravilhosos de Joaquim Tenreiro. Tudo lá! Ao vivo e a cores.
Fui até Santana de Cataguases para ministrar um curso aos Professores da Rede Municipal, mas quem teve um curso intensivo foi eu - Arquitetura Modernista! Enquanto admirava, fiquei pensando em como nós, brasileiros, realmente não valorizamos a riqueza que temos. Quem sabe, se esta cidade estivesse nos Estados Unidos, como estaria sendo tratada, valorizada e divulgada.




 
Se quiser saber mais sobre a arquitetura modernista de Cataguases, acesse este site que tem um mapeamento muito bacana de todas as construções importantes da cidade:

Escola Municipal de Santana de Cataguases.

Equipe de Professores da Rede Municipal.

Uma equipe de professores calorosos e comprometidos.
E... uniformizados! Fantástico!
Meu curso em Santana foi ótimo. Uma Escola muito organizada onde todos os funcionários andam uniformizados, inclusive os professores, e um Secretário de Educação extremamente comprometido, de tirar o chapéu! Um exemplo de Ensino Público que deveria ser divulgado para todo o Brasil! Uma cidade pequena com um grupo de pessoas muito calorosas e amigas.

E Cataguases onde me hospedei, que é de tirar o fôlego!

março 22, 2012

Diário de Bordo

Impressões de um Palestrante
2012

31 de Janeiro
ARARUAMA – RIO DE JANEIRO
CEM – Centro Educacional Margarida
Palestra de Abertura do Ano
Tema: Talentos Pessoais – Emoção na sala de Aula
Público: Professores do Ed. Infantil e Fundamental
O início do ano é sempre um período disputado. Tempo de abrir as portas das escolas com as baterias recarregadas, grupo de funcionários motivados para um bom ano. Desta forma minha vida se transforma em um ritual de chegadas e partidas diário. Acabei de chegar do Mato Grosso, dei um pouco de carinho aos meus cachorrinhos, refiz a mala e parti em direção à Araruama, no Estado do Rio.

Meu coração aperta quando penso nos meus cães que ficam em casa... são dois dachshund, que de acordo com a Wikipédia, é uma raça caçadora de toca, de olfato bastante apurado, que lhe permite seguir pistas facilmente, o que o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas. Dizem ainda que a personalidade, enquanto cão de caça, é dita valente e destemida; já como cão de companhia, é conhecido por sua esperteza, inteligência e energia para brincadeiras. 


Antônio Cícero


Celso Afonso













Eu bem sei quanto isto é verdade, basta aparecer um lagarto ou pior ainda um gambá no quintal! Aí sim, a guerra está declarada! Quando estou em casa trabalhando, eles são meus fiéis escudeiros, onde estou lá estão eles a me protegerem e aproveitarem a minha companhia e eu a deles. Mas quando viajo, aí eles se revoltam! Ficam só esperando o jornaleiro jogar o jornal. Silenciosamente levam o pacote para a porta da frente e transformam aquelas informações em um milhão de pedacinhos... O engraçado é que isto acontece só quando viajo!
Onde estou, lá estão eles comigo.

Adoro “Antônio Cícero” e “Celso Afonso” (são seus nomes) e fico indignado quando vejo situações de mal trato ou pior, famílias que simplesmente abandonam seus cães por estarem com leishmaniose. Já estão com 12 anos, mas como dizem que a expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, superior a doze anos, ainda terei o privilégio da companhia deles por algum tempo mais.

Então tive que me despedir dos dois e ir para a praia! Que delícia! Praia, sol, água de coco... bom, prá dizer a verdade, da cidade só conheci a rodoviária, o hotel e a escola. Viagem tipo bate-e-volta! Cheguei dia 30 à noite e voltei dia 31de tarde! 

Todas as escolas Cada trabalho é uma experiência única e distinta. Por mais que já tenha repetido uma palestra várias vezes, nunca ela é igual. Tem sempre alguma particularidade do local ou das pessoas que geram mudanças inconscientes no nosso comportamento, no texto ou até mesmo na forma de se expressar. O Colégio CEM e sua diretora, Cláudia Chagas me impactaram pelo profissionalismo e dedicação. Uma escola bonita, muito bem conservada e que me passou uma ótima impressão.


Foi gratificante fazer este trabalho com a equipe de professores desta escola. Espero que tenha deixado alguns professores refletindo sobre seus talentos pessoais. Plantado minhas sementes!
O que vi de Araruama...

Diário de Bordo

Impressões de um Palestrante
2012

27 de Janeiro
Rede Católica de Educação
ÁGUA BOA – MATO GROSSO
Colégio Jesus Maria José

Primeira viagem do ano, uma surpresa só! E emocionante!

Por um barulho na comunicação qualquer, tinha no meu pensamento, que iria ministrar uma palestra em Goiânia, em um bairro chamado Água Boa... mal sabia eu onde iria parar!

Saí de casa do no dia 26, às 5h da manhã e cheguei em Goiânia às 11h30. Marcelo, o motorista me esperava no aeroporto e aí veio a surpresa!

- Marcelo conhece este hotel? Perguntei.
- Não conheço não, mas a cidade é pequena e quando chegarmos lá, será fácil encontrar. – Marcelo respondeu todo solícito.
- Como assim? Não é em Goiânia mesmo? Perguntei um pouco surpreso.
- Não! Nós vamos para a cidade de Água Boa, que fica em Mato Grosso, hehehe – ele respondeu achando graça da minha ignorância.
- COMO ASSIM!!! Mato Grosso! – falei, já próximo do pânico!
- É! Nós vamos de carro para lá, são aproximadamente 700km. Sairemos agora e devemos chegar lá por volta das 19h – ele informou.
- Então espera aí que tenho que ir no banheiro antes...
Rodovias do Mato Grosso: Retas a perder de vista.



Lá fomos nós! Andamos muito... 700 km. Ótimas rodovias e retas a perder de vista! Atravessamos o rio Araguaia, passamos pela Serra do Roncador, pelo rio das Mortes, vimos índios na beira da estrada, tamanduás atropelados e chegamos lá, bem depois da Pindaíba! Sim, a Pindaíba existe, e é o nome de um rio!

Monumento na entrada de Água Boa
Oito horas depois, às 20h, chegamos à cidade de Água Boa. A cidade me surpreendeu muito, jamais imaginava encontrar no estado do Mato Grosso, uma cidade tão bacana. Aliás, para dizer a verdade, simplesmente nunca pensei que um dia iria conhecer o estado do Mato Grosso. Uma pequena cidade, criada nos anos 70 e com uma grande população gaúcha. Muito bem planejada, com ruas largas e arborizadas. Já conheci outras cidades com este perfil: novas e habitadas por imigrantes, e o que me chama a atenção é a postura das pessoas diante do novo e do que chega de fora. Encontro pessoas abertas às novidades. Um espírito que caracteriza as cidade novas com muitos imigrantes. 



Uma cidade nova e bem planejada.
No dia 27 às 12h já estávamos no carro em direção à Goiânia! Mais 8h de estrada. Cansativo, mas valeu a pena, pois o trabalho foi muito bacana, conheci uma parte do Mato Grosso e tive uma linda aula de geografia.

março 06, 2012

ESCOLA E FAMÍLIA

Ancoras de sucesso nas decisões para o Vestibular

Uma maratona. É isso que os jovens brasileiros precisam enfrentar para ingressar no ensino superior: processos seletivos. 

Em nosso País, as chances de melhores condições de vida são maiores para àqueles que fazem a opção pelo ensino superior e, enquanto não houver vagas para o número de interessados, haverá processo seletivo, ressalta a psicóloga Selena Maria Garcia Greca. Mas, as alternativas ao vestibular único começam a aparecer, tais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular seriado.


É preciso admitir que existem pessoas que não estão prontas para escolher. Às vezes, o caminho é oferecer ajuda adequada e as ferramentas corretas para que ele possa fazer esta escolha. Seis meses fazem muita diferença na vida de um jovem, neste momento. Não pode se um tempo de espera passiva.



No currículo escolar brasileiro, não é obrigatório que as instituições de ensino incluam disciplinas para preparar os estudantes para a escolha profissional, conforme o Ministério da Educação (MEC). Segundo o estudo do Portal Educacional, apenas 11% das escolas particulares oferecem esse suporte aos estudantes, sendo que a realidade das escolas públicas é ainda pior, afirma a psicóloga.

Para a especialista, é fundamental a participação dos colégios nesse projeto de vida dos alunos. "Se o currículo não prioriza este trabalho, que as escolas procurem favorecer esse processo ao longo do ensino médio" sugere. E esta orientação não deve ser somente às vésperas do vestibular, mas gradualmente, para que o aluno possa ter tempo de buscar informações no mercado e chegar naturalmente a uma conclusão.

Os professores são os grandes aliados nessas horas. Através de conversas informais, até mais do que por simples tarefas de orientação. Neste momento, aproximar família e escola é uma ótima estratégia, pois torna-se fundamental que os pais relembrem seus processos de escolhas e vejam como podem participar de um momento tão importante para seus filhos.

STA! Sonho, Talento Ação!
Muito mais do que uma Orientação Profissional
COACHING DE VESTIBULAR
Uma oportunidade única em todo o Brasil! Um curso totalmente inovador, contemporâneo, vivencial, para jovens que desejam descobrir, conhecer e utilizar com sucesso seus talentos, pontos fortes e habilidades individuais, acertando em cheio na escolha profissional.
Contato: (31) 87973861 / denise@stacursos.com.br

março 05, 2012

Mais da metade dos jovens não sabe a carreira que vai seguir

Estudo com 2.500 alunos do 3º Ano mostra que 54,8% dos jovens não decidiram sobre o curso superior.

Autoconhecimento e pesquisa sobre profissões podem ajudar na escolha


A data da inscrição do vestibular está chegando e, mesmo sem certeza, a estudante Letícia de Sousa Patrus Pena, 17, precisou escolher o caminho do futuro profissional. A indecisão é um sentimento comum entre 54,8% dos jovens brasileiros do último ano do ensino médio, que não estão certos sobre o curso para o qual vão prestar vestibular. O dado é de um estudo feito pelo Portal Educacional, da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, em abril e maio de 2011, com 2.514 estudantes de escolas particulares.

Letícia optou por duas áreas diferentes. Em uma universidade, fará provas para engenharia de produção e, em outras, para direito. De qualquer maneira, a estudante acredita que é cedo para tomar a decisão.

Indecisão.
Letícia não está certa sobre o caminho certo;
engenharia de produção ou direito?
O autoconhecimento é a chave para se chegar a uma conclusão sobre a carreira, orienta a psicóloga e especialista em orientação vocacional Selena Maria Garcia Greca, coordenadora do estudo. Ela sugere que o jovem faça reflexões sobre habilidades e gostos, além de procurar conhecer a fundo as mais variadas profissões. A dica é pesquisar na internet e conversar com profissionais e alunos de graduação.

A busca pelas possibilidades deve ser feita até mesmo pelos jovens que decidiram a profissão "na infância". A recomendação vale para quem escolhe a carreira se baseando no retorno financeiro. "Quando só olha o salário, o jovem não está procurando se conhecer nem se informando sobre o curso", diz Selena.

Quem reflete e conhece as áreas tem mais chances de permanecer no caminho. Do contrário, fará parte de cerca 45% dos graduandos que desistem do curso nos primeiros anos, segundo Selena. E mudar de área, alerta a psicóloga Delba Barros, coordenadora do Programa de Orientação Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, não significa que o estudante se encontrou. "Muitos vão para o curso superior sem a reflexão devida. Ir para outro pode ser a repetição da mesma atitude", diz, admitindo que a mudança pode ser positiva se bem pensada.

Os especialistas ressaltam que, ao longo da escolha, o apoio da família é fundamental. É inevitável que os pais influenciem os filhos e, por isso, eles precisam ser claros. Eles podem dizer que determinada profissão é difícil e levar o jovem a informações consistentes. 
Números UFMG. 
Em BH, 6.400 alunos ingressaram na graduação, no primeiro e segundo semestre. Do total de 30.957 estudantes, 172 pediram reopção de curso no primeiro semestre de 2011.


Uma Orientação Profissional como vc nunca viu.
Autoconhecimento puro!