PARTE 01:
O MERCADO DE TRABALHO
Desde que os primeiros cursos universitários foram criados no Brasil, nos tempos do Império, no século XIX, que ter um diploma de medicina, direito e engenharia se tornaram símbolos de distinção social. E até hoje, depois de quase 200 anos, 2 séculos, muitos de nós ainda continuam sonhando com seus filhos se tornando médicos, engenheiros e advogados. São padrões criados pela nossa história, pela sociedade, que são difíceis de se quebrar. Se tornam sonhos! Dos nossos pais, nossas escolas, nossos para os nossos filhos.
Mas, as mudanças na estrutura da sociedade, as inovações tecnológicas estão criando necessidades completamente novas e por causa disso, algumas profissões estão desaparecendo, outras novas profissões estão aparecendo, e algumas se tornam mais procuradas do que outras. Vejam o exemplo curioso do curso de ciências biológicas, que na época em que fiz era um curso muito pouco valorizado e agora está entre as cinco profissões mais procuradas. Tudo por causa do interesse pelos problemas ambientais, pela sustentabilidade, pelo aquecimento solar e a engenharia genética.
Por tudo isto, escolher uma profissão é um grande desafio. E será sempre! Hoje são 219 possibilidades de cursos superiores! E cada dia surgem novas possibilidades. A revista VOCE SA publicou no mês de setembro de 2010 uma relação de algumas profissões que estão aparecendo olhem que interessante...
Será que daqui a cinco, dez ou quinze anos quando seus filhos estiverem se formando,
ser médico será uma boa?
O planeta ainda estará precisando de biólogos?
O Brasil ainda estará com o mesmo crescimento econômico?
Quem pode saber como será o futuro?
Quem tem uma bola de cristal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário