fevereiro 03, 2011

Compreendendo o meu Mundo e o Mundo do Outro

PARAOPEBA / MG
E. M. AMÉRICO VAZ DA SILVA

No dia 02 de fevereiro, um dia antes do início das aulas, a Diretora Mírian Ribeiro Correa, Através de uma iniciativa arrojada, buscou patrocínio entre as empresas parceiras da escola e ofereceu para seu grupo de funcionários uma capacitação.
 
Como diz o escritor Jim Collins, em toda crise tem sempre aquele que busca soluções e foi isto que a Diretora Mirian fez! Buscou soluções para viabilizar financeiramente este trabalho!
 
Parabéns Mirian, que seu exemplo sirva de lição para aqueles que ficam apenas esperando um milagre acontecer.
 
O objetivo foi oferecer à equipe uma oportunidade de auto conhecimento e crescimento pessoal, refletindo sobre suas posturas profissionais e pessoais e proporcionando maior clareza de suas habilidades e competências.
 
Através de técnicas de PNL e do desenvolvimento da afetividade procuramos um acolhimento mais sensibilizador dos pais e alunos, percebendo além das aparências, percebendo a importância do respeito às questões familiares, às inter relações e a saúde, buscando compreendemos melhor as dificuldades dos alunos.

Mural de Fotos:



fevereiro 02, 2011

Diferentes Formas de Ensinar

MARCAS DE BATON...
NO BANHEIRO

Especial para amigos e professores
Numa escola pública estava acontecendo uma situação, no mínimo, inusitada:

As meninas de 12 anos, para remover o excesso de batom, todos os dias beijavam o espelho.

O diretor andava bastante aborrecido, porque o faxineiro tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...

Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.

No dia seguinte... as marcas de batom no banheiro reapareceram.

No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o faxineiro no banheiro, e pediu a ele para demonstrar a dificuldade do trabalho. O faxineiro imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!

Comunicar é sempre um desafio! Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados. Como já dizia Luziana Lanna: "Pessoas diferentes precisam de métodos diferentes".

Por quê?

Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade.
Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência.
Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença.
Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros.
A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes".

(Não tenho a mínima idéia de quem disse isso, mas é bonitinho...)








A Mudança na Educação

1959 x 2010
Apenas uma brincadeira, mas...
 
Cenário 1:
João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.

2010: É mandado ao departamento de psiquiatría, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.

Cenário 2:
Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.

1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no trazeiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

2010: Prendem o pai de Luis por maltrato. O condenam a 5 anos de reclusão e por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presidio especial para adolescentes.
 
Cenário 3:
José cai enquanto corria no patio do colegio, machuca o joelho.
Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juizos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.
 
Cenário 4:
Disciplina escolar

1959: Faziamos bagunça na classe. O professor nos dava umas boas palmatórias e chegando em casa nosso velho nos castigava sem piedade.

2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colegio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5:
31 de outubro

1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.

2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de libido, apetite e nas mulheres aparece celulite.
 
Cenário 6:
Fim das férias

1959: Depois de passar férias com toda a familia enfiada num gordini depois 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, ataque e seborréia....

Pergunto eu ...
ONDE VAMOS PARAR?